Militantismo


O que é militar?

É fazer comunicação política, promover as nossas ideias e o nosso movimento, é também convidar o maior número possível de pessoas a juntar-se a nós através de acções no terreno: colagem de cartazes e autocolantes, distribuição de panfletos.

E isso serve para quê?

Um panfleto, um cartaz, um autocolante, marcará aquele que o vê. Ele pensará no movimento durante alguns segundos, e se o fizer todos os dias pode ser que acabe por compreender… Além do mais, é necessário “marcar o terreno”, mostrar que os militantes nacionalistas expressam as suas convicções: “a rua pertence a quem a caminha”, diz a canção.

A colagem

O material colado deve ser visto pelo máximo de pessoas. Serve para fazer passar uma mensagem clara, curta e pertinente. Exige dos militantes disciplina, seriedade e eficácia e permite criar entre eles um bom ambiente e espírito de coesão.

Para ser eficaz, a colagem não deve nem chocar nem ser agressiva para a vista, deve ser apropriada, não causar dano ao ambiente e à vizinhança. É indispensável pensar na nossa imagem.

Geralmente desenrola-se de noite ou de manhã, nos momentos em que todos os militantes se podem reunir (antes ou após o trabalho), o que permite igualmente beneficiar da calma das ruas a essas horas.

O melhor é dividir-se em equipas de três a cinco pessoas equipadas com um carro ou ainda melhor com uma carrinha, colocadas sob a responsabilidade de um militante designado como “chefe de colagem”.

A cola utilizada é cola de papel e é aplicada com pincéis ou com uma trincha no caso de colagens à altura de um homem, enquanto que para colagens em locais mais altos serão necessários pincéis maiores e uma extensão.

O autocolante

A utilização dos autocolantes obedece às mesmas regras de disciplina que a colagem. A colocação de um autocolante deve ser:

- inteligente: o autocolante não deve ser colocado apenas num local de passagem, mas sim onde for incontornável. Cabines telefónicas, parquímetros, semáforos junto a passagens de peões, paragens de autocarro, caixas de Multibanco, são bons locais para a colagem de autocolantes.

- limpa: não se deve inundar um local de autocolantes, além do desperdício corre-se o risco de sujar certos lugares, e por conseguinte incomodar e chocar.

O panfleto

O panfleto é uma mensagem pessoal de grande difusão que graças ao seu argumentário se adapta a todos os contextos e reforça a nossa implantação. Deve-se sempre tentar que o panfleto se refira a assuntos concretos de interesse local.

Ele permite o alargamento dos nossos contactos, a difusão dos nossos temas, fazer conhecer os nossos candidatos/eleitos e as nossas actividades, mobilizar o nosso eleitorado, alertar, informar, criar um enraizamento na vida local. Permite também o aparecimento de novos simpatizantes e militantes.

Pode ser distribuído em locais de muito movimento como as saídas das estações de comboios/metro ou os mercados, mas pode igualmente ser distribuído directamente nas caixas de correio particulares.

Comentários

Sem comentários

Adicionar Comentários

Este post não permite comentários